A enviar
Homepage Perguntas frequentes Notícias Empresa Serviços Água Saneamento Desenvolvimento Sustentável Laboratório Contactos
Perguntas frequentes
Comercial e faturação+
Água+
Saneamento+
SUSTENTABILIDADE
INOVAÇÃO
PRÉMIOS E DISTINÇÕES
INICIATIVA DE PARTICIPAÇÃO PÚBLICA+
Sobre+

A Iniciativa de Participação Pública EMAS de Beja [iPP] é uma ação desenvolvida no âmbito da responsabilidade corporativa da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, que pretende envolver e incentivar a comunidade do concelho de Beja, a apresentar e a selecionar através de votação, projetos que contribuam para a preservação e valorização dos recursos naturais e que por consequente promovam o desenvolvimento sustentável da região.

Video

Categorias+

iPP Escolas
Propostas apresentadas por alunos das escolas do concelho de Beja.

iPP Desporto
Propostas apresentadas por atletas da formação (Até sub-12) de clubes e associações desportivas do concelho de Beja.

iPP Comunidade Local
Propostas definidas e apresentadas pela EMAS de Beja.

Calendarização+

IPP COMUNIDADE LOCAL

Votações: de 11 de Outubro a 17 de Dezembro de 2019
Apresentação de Resultados: 6 de Janeiro de 2020
IPP ESCOLAS E DESPORTO

Receção de propostas: de 6 de Janeiro a 6 de Março de 2020
Votações: de 22 de Março a 3 de Maio de 2020
Apresentação de Resultados: 8 de Maio de 2020
A calendarização não dispensa a consulta do regulamento da "Iniciativa de Participação Pública".

Apresentação de Propostas+

As propostas que cumprirem os critérios de validação, mediante análise da EMAS de Beja, serão colocadas à votação da comunidade em geral de acordo com o regulamento da Iniciativa de Participação Pública.

Submeter Proposta

Resultados+

Os resultados serão publicamente divulgados respeitando a calendarização definida no regulamento da Iniciativa de Participação Pública.

Documentação+

Aceda aqui à documentação útil da Iniciativa de Participação Pública.

Cartaz

Flyer

Regulamento

HERÓIS DA ÁGUA+

Num contexto em que as questões ambientais, como são exemplo as “Alterações climáticas” ou a "Economia Circular", estão na ordem do dia, a EMAS de Beja dentro da sua responsabilidade empresarial, social e ambiental assume um compromisso com as futuras gerações, contribuindo continuamente para a promoção da sustentabilidade dos recursos naturais.

A utilização eficiente da água é fundamental, e consciencializar os cidadãos da importância de viver dentro dos limites do planeta, potenciando o desenvolvimento sustentável com a alteração dos comportamentos, tem sido um dos desígnios da EMAS de Beja.

A EMAS de Beja aposta na sustentabilidade dos recursos naturais, onde o projeto de sensibilização ambiental “ Heróis da Água”, desempenha um papel crucial enquanto veículo de comunicação, integrando e envolvendo a comunidade em geral, na proteção do meio ambiente.

Desde de 2012 que a EMAS de Beja vem contribuindo para a construção da literacia ambiental da comunidade educativa e da comunidade em geral, sensibilizando para a necessidade de melhorar a eficiência de utilização dos recursos naturais, através da promoção de uma cidadania mais ativa e mais consciente ambientalmente.

Sobre+

O Projeto Heróis da Água foi criado e desenvolvido pela EMAS de Beja, com a colaboração e apoio da Câmara Municipal de Beja, em 2012, com o objetivo de promover uma cidadania global ativa e uma maior consciencialização do papel de cada um na construção de um mundo mais seguro, saudável e sustentável.

Assume-se como uma estratégia global de suporte a uma abordagem integrada em politicas públicas municipais para o Ambiente.

O projete assenta em três pilares de atuação:
1. Educar para a sustentabilidade
2. Valorização dos recursos naturais
3. Promoção da participação ativa

O Projeto Heróis da Água conta já com a realização de 630 sessões presenciais, com uma média de 20 escolas que participam em cada ano letivo, com um nº médio de 2099 alunos por ano letivo.

Um trabalho de proximidade, que se iniciou em 2012 e que ao longo dos últimos 7 anos (letivos) muito tem contribuído para a valorização dos recursos naturais, em especial da água, através da promoção da participação ativa da comunidade, foram estes os grandes pilares de atuação no ano letivo de 2018/2019.

O “Ciclo urbano da água” e a “Missão Plástico Zero” nosso contributo para salvar os oceanos, foram os temas em destaque no ano letivo 2018/2019 onde para o efeito foram desenvolvidos conteúdos lúdico-pedagógicos adequados ao público-alvo do projeto.

No ano letivo 2018/2019 foram realizadas 127 sessões desde o pré-escolar até ao 2º ciclo, envolvendo cerca de 2683 alunos, nas 20 escolas visitadas.

Desafio+

Paralelamente às sessões presenciais a desenvolver nas escolas, existem outras iniciativas a destacar, como por exemplo o Desafio, que pretende estimular a criatividade dos mais novos, e premiar o melhor trabalho.

Cartaz 2018/2019

Video 2018/2019
Cartaz 2017/2018

Video 2017/2018
Cartaz 2016/2017

Video 2016/2017

Mini-orçamento participativo+

Ciente do impacto que representa para a região, a EMAS de Beja, devolveu à comunidade a confiança que lhe é conferida diariamente, no ano letivo 2018/2019.

A aposta nas futuras gerações faz parte do seu compromisso e desde cedo que é seu objetivo envolver os mais novos nos processos de transformação.

É neste sentido que surgiu a iniciativa “Mini Orçamento Participativo”, no ano letivo 2018/2019, que veio dar voz e oportunidade à comunidade escolar, de apresentar propostas benéficas à qualidade de vida das comunidades onde estão inseridas.

Uma iniciativa que envolveu a comunidade em geral, pois foi esta que em última instância decidiu por votação as propostas vencedoras.

Como prémio, a proposta vencedora recebeu um valor monetário de 1 500,00 euros a aplicar exclusivamente no desenvolvimento e aplicação da proposta.

Cartaz

Regulamento

Vencedores

Explorar+

USO EFICIENTE DA ÁGUA

Os recursos hídricos não são ilimitados e numa região de escassez de água, como é o caso do Alentejo, a sua gestão eficiente é fundamental.

Em casa

- Sabia que deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes gasta cerca de 45 litros em 5 minutos!

- Nunca deixe a torneira com a água a correr sempre que escovar os dentes, lavar as mãos ou fizer a barba.

- Prefira duches rápidos em vez de banhos de imersão, poupará cerca de 150 litros de água.

- Feche a torneira enquanto se ensaboa.

- Aproveite para recolher a água fria corrente até chegar a água quente, e use-a para regar as plantas ou para a descarga do autoclismo.

- Um autoclismo gasta em média 10 litros de água cada vez que é acionado. Reduza este consumo colocando uma garrafa com água no depósito ou instalando um autoclismos de dupla descarga.

- Utilize a máquina de lavar roupa e loiça com a carga completa. Opte por programas de lavagem mais eficientes no consumo de água.

- Evite passar a loiça por água antes de a colocar na máquina de lavar loiça.

- Conserte as fugas na canalização, para evitar o desperdício de água.

Jardim

- Deve regar as suas plantas de manhã cedo ou ao fim do dia, para evitar a perda de água por evaporação. Prefira um regador, regar com mangueira significa um gasto de 18 litros a cada minuto.

- Não use a mangueira para lavar o carro, pois desperdiçará em média 216 a 560 litros de água. Lave o carro com um balde de água.


Mais Dicas

ESPAÇO JÚNIOR

Diverte–te com os teus Heróis da Água.

Pinta o Splash

Pinta o Chip

Pinta o Fix

Desenha os teus HEROIS

Puzzle

Jogo das diferenças

ÁGUA DA TORNEIRA SE FAZ FAVOR+
A HISTÓRIA DA ÁGUA DE BEJA+
E se aproveitássemos a água da chuva?+

A EMAS Beja em Parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto deu início a um projeto que irá permitir conhecer melhor a qualidade da Água da Chuva no Concelho de Beja, bem como o seu potencial de aproveitamento e a sua adequação ao uso. O desenvolvimento de novas tecnologias e conhecimento é sempre valorizável. Neste caso concreto, o estudo sobre a qualidade das águas pluviais e o seu potencial de utilização, pode traduzir-se numa mais-valia enorme quer para a empresa quer para a população em geral, no sentido em que potenciaremos a utilização de água com custos muito reduzidos e de elevada qualidade.

TeCMeM - TeCnologia de Membranas em Movimento+

O projeto TeCMeM – TeCnologia de Membranas em Movimento, é destinado ao pré-tratamento das águas residuais das unidades industriais antes da sua descarga nas redes de águas residuais operadas pela EMAS de Beja.

Uma parceria efetiva entre a EMAS e o CEBAL - Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo.

WISDOM - Sistemas Inteligentes de Dados de Água+

O WISDom assume como objetivo geral o apoio às entidades gestoras de serviços de água nas tomadas de decisão e a melhoria da gestão operacional dos sistemas.

Neste sentido pretende-se o desenvolvimento de novos algoritmos e modelos que permitam extrair informação relevante dos dados recolhidos, no que respeita a pressão, caudal, volume, concentração de cloro ou temperatura, com a consequente redução de perdas de água, melhoria da eficiência energética e otimização das intervenções de reabilitação.

2015 - INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO SOCIAL - MIES+

A distinção surge no âmbito do projecto MIES -Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social.

O projeto “Heróis da Água” foi um dos selecionados entre as mais de 400 iniciativas analisadas por vários especialistas.

Esta distinção permitiu ao projeto integrar a Rede IES e ter um reconhecimento nacional e internacional pelo trabalho realizado, com oportunidades de divulgação e reconhecimento do mesmo, e ter acesso a um networking de pares de grande qualidade e diversidade.


2015 - Certificação da Qualidade no Atendimento (LAC)+

A Certificação da Qualidade no Atendimento (LAC), atribuída pelo Instituto Português de Relações com o Cliente, vem reconhecer a excelência dos serviços prestados pela EMAS, nomeadamente no atendimento e relação com os clientes.


2016 - GPA-EDIA: Boas Práticas em Alqueva+

O projecto de sensibilização ambiental "Heróis da Água" recebeu a menção honrosa do prémio "GPA-EDIA: Boas Práticas em Alqueva".

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na Culturgest, em Lisboa, no âmbito da 8.ª edição do Green Project Awards, Portugal.

Esta distinção resulta da parceria estabelecida entre a EDIA-Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A, com o Green Project Award e tem como objectivo reconhecer projectos que promovam o desenvolvimento sustentável na região de Alqueva.


2017 - APDA – Tubos de Ouro+

A EMAS-Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja viu distinguido o projecto “Heróis da Água”, no Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento – ENEG 2017.

A iniciativa, da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), concedeu o “Tubo de Ouro” ao projecto da EMAS, na temática “Melhor acção de responsabilidade social”.


2017 - Selo de Qualidade do Serviço ERSAR+

A EMAS de Beja foi distinguida com o selo de qualidade exemplar de água para consumo humano, uma distinção relativa à prestação dos serviços de abastecimento público de água. A distinção foi atribuída pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, em parceria com o jornal Água&Ambiente.


2018 - GRANDE PRÉMIO APCE+

A EMAS – Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja venceu o “Grande Prémio APCE 2018 – Campanha de Responsabilidade Social Corporativa”, atribuído pela Associação Portuguesa Comunicação de Empresa

O projecto de educação e sensibilização ambiental, “Heróis da Água” foi distinguido na categoria de “Campanhas Integradas”, onde estavam nomeados como finalistas projectos da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, da Galp e da Associação Mutualista Montepio.


2018 - CERTIFICADO DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO (LAC)+

A certificação LAC – Líder no Atendimento ao Cliente, um programa de âmbito internacional, que analisa e certifica os negócios, que estejam em conformidade com parâmetros primordiais de atendimento.

A honrosa distinção, atribuída pelo Instituto Português de Relações com o Cliente, atesta a qualidade do atendimento prestado e o total respeito pelos direitos dos consumidores.


2018 - Prémio Economia Circular+

Resultante da consolidação de uma parceria efetiva, o CEBAL - Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo e a EMAS de Beja, receberam o reconhecimento através da atribuição de uma Menção Honrosa, pelo projeto da área da Inovação e Desenvolvimento, TeCMeM – TeCnologia de Membranas em Movimento.

Recorde-se que o projeto TeCMeM – TeCnologia de Membranas em Movimento, é destinado ao pré-tratamento das águas residuais das unidades industriais antes da sua descarga nas redes de águas residuais operadas pela EMAS de Beja.

As distinções atribuídas, pela CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e Nerbe/Aebal-Associação Empresaria Do Baixo Alentejo E Litoral , visam reconhecer os projetos das Empresas do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, que geram valor no ambiente e na economia, num conceito claro de economia circular.


Todos os dias úteis
das 9h00 às 16h00
Qualidade da Água
Subscreva nossa newsletter
Política de Privacidade
Documentação