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LIGAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DO BAIRRO DAS FLORES À REDE PÚBLICA DA CIDADE DE BEJA+
Sobre+

Título: Ligação da rede Pública de Distribuição de Água do Bairro das Flores à rede Pública da cidade de Beja

REF: POSEUR-03-2012-FC-000328

Início: 31-03-2016

Fim: 13-05-2020

Resumo:
Pretende-se assegurar o fornecimento de água ao Bairro das Flores através da execução de uma conduta que fará a ligação da rede de distribuição de água da cidade de Beja, com origem na ETA do Roxo, à rede de distribuição do Bairro das Flores, que atualmente é servido por uma captação de água subterrânea de fraca produtividade e profundidade, que se encontra bastante vulnerável, garantindo-se deste modo o fecho em baixa do sistema do Roxo.

Ficha Técnica+

Designação do projeto | Ligação da rede Pública de Distribuição de Água do Bairro das Flores à rede Pública da cidade de Beja

Código do projeto | POSEUR-03-2012-FC-000328

Objetivo principal | Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos

Região de intervenção | Alentejo

Entidade beneficiária | EMAS

Data da aprovação | 10-03-2017

Data de início | 31-03-2016

Data de conclusão | 13-05-2020

Custo total elegível | 56.096,59 EUR

Apoio financeiro da União Europeia | FC - 47.682,10 EUR

Apoio financeiro público nacional/regional | N/A

Objetivos, atividades e resultados esperados
A operação tem como objetivo assegurar o fornecimento de água potável à população residente no Bairro das Flores, de uma forma continua quer em termos de qualidade e quantidade, respeitante os níveis de conforto exigíveis na legislação.



CONTROLO E REDUÇÃO DE PERDAS NOS SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DE BEJA
CONTRIBUTOS PARA A SUA MELHORIA+
Sobre+

Título: Controlo e Redução de Perdas nos Sistemas de Distribuição de Água de Beja - Contributos para a sua melhoria

REF: POSEUR-03-2012-FC-001398

Início: 19-07-2018

Fim: 31-12-2020

Resumo:
Tendo como objectivo a redução das perdas de água, sentiu-se necessário afinar a estratégia existente, procedendo a: monitorização de entradas e saídas de reservatórios; dividir as zonas já monitorizadas em sub zonas com dimensões que facilitem de forma mais célere a detecção e localização de fugas de água; reabilitação de condutas problemáticas; dotar a EMAS, de equipamentos com outras valias, para agir de um modo mais proativo.



Ficha Técnica+



Designação do projeto | Controlo e Redução de Perdas nos Sistemas de Distribuição de Água de Beja - Contributos para a sua melhoria

Código do projeto | POSEUR-03-2012-FC-001398

Objetivo principal | Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos

Região de intervenção | Alentejo

Entidade beneficiária | EMAS

Data da aprovação | 30-09-2019

Data de início | 10-12-2019

Data de conclusão | 14-12-2021

Custo total elegível | 171.420,97 EUR

Apoio financeiro da União Europeia | 108.422,91 EUR

Apoio financeiro público nacional/regional | 62.998,06 EUR

Objetivos, atividades e resultados esperados
Reduzir as perdas reais das redes de distribuição de água; Melhorar o desempenho ambiental dos sistemas públicos de distribuição de água; Reduzir o stress hídrico sob a bacia hidrográfica.



ÉS(COLA) CIÊNCIA
Estratégia Educativa Complementar Baseada Pensamento Científico”+
Sobre+

Título: És(cola)Ciência - Estratégia Educativa Complementar Baseada Pensamento Científico

REF: POISE-03-4639-FSE-000777

Início: 01/05/2020

Fim: 31/09/2022

Resumo:
O projeto És(cola)Ciência constitui uma abordagem inovadora e diferenciadora, baseada no pensamento científico, que explora uma estratégia educativa complementar para a promoção do sucesso escolar no 2º ciclo do ensino básico adaptado à realidade dos contextos para a região do Baixo Alentejo, em Beja.

O projeto pretende combater o insucesso escolar usando a educação não formal das ciências e a literacia científica, conciliando, simultaneamente, a aprendizagem de conteúdos com o desenvolvimento de competências sócio emocionais, as soft skills. Com uma equipa multidisciplinar de profissionais no projeto, a Ciência será introduzida na escola com atividades lúdico-científicas, para que de uma forma prática, autónoma e simples os alunos vivenciem os conteúdos programáticos, despertando a sua motivação e envolvimento com a escola, e estimulando a sua curiosidade para melhor compreensão do mundo que as rodeia, desenvolvendo princípios e valores para que construam a sua individualidade na sociedade.

Esta iniciativa espera-se que tenha fortes impactos futuros na valorização da Escola e da Aprendizagem, permitindo o desenvolvimento académico, profissional e cultural dos indivíduos, criando mais oportunidades para o acesso a melhores empregos, maior capacidade de resolução de problemas práticos da sociedade, tornando-os mais participativos nos processos democráticos, contribuindo, assim, para a construção de sociedades mais justas, mais equilibradas, civicamente mais ativas e ambientalmente mais conscientes.

Participantes:


Coordenador: Rita Martins
Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL)
rita.martins@cebal.pt

Ficha Técnica+

Ficha És(cola)Ciência

Designação do projeto | És(cola)Ciência - Estratégia Educativa Complementar Baseada Pensamento Científico

Código do projeto | POISE-03-4639-FSE-000777

Objetivo principal | Promover a inclusão social e combater a pobreza e discriminação

Região de intervenção | Alentejo

Entidade beneficiária | Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo - CEBAL

Data da aprovação | 15-05-2020

Data de início | 01-05-2020

Data de conclusão | 31-09-2022

Custo total elegível | 102.191,58 EUR

Apoio financeiro da União Europeia | FSE - 71.534,11 EUR

Apoio financeiro público nacional/regional | 30.657,47 EUR

Objetivos, atividades e resultados esperados

Assente no problema social do insucesso escolar, com graves repercussões na vida das populações e do território do Baixo Alentejo, o Projeto És(cola)Ciência pretende criar uma estratégia educativa complementar, baseada no pensamento científico, para a promoção do sucesso escolar no 2º ciclo do ensino básico, assumindo um impacto social muito relevante, capaz de se repercutir em sociedades mais justas e equitativas, ambientalmente mais conscientes, promovendo o desenvolvimento social, cultural e económico.

A estratégia materializa-se por uma ação piloto em ambiente escolar que pretende validar cientificamente a introdução de ações e métodos da educação não formal das ciências, ou seja, uma educação não apenas centrada nos saberes de conteúdo, mas que explora os conceitos “mãos na massa” e “aprender fazendo” através da realização de atividades lúdico-científicas enquadradas nos conteúdos programáticos da disciplina das Ciências Naturais. Espera-se que a iniciativa alcance o aumento dos seguintes aspetos:
•Resultados escolares na disciplina das Ciências Naturais;
•Motivação dos alunos e interesse nas matérias escolares;
•Desenvolvimento de competências específicas para a literacia científica: conhecimento, raciocínio, comunicação e atitudes inerentes ao trabalho científico;
•Competências sócio emocionais (como a resiliência, pensamento crítico, trabalho em equipa, empatia, entre outros).

O És(cola)Ciência é um projeto financiado pelo Programa "Parcerias para o Impacto" do Portugal Inovação Social, no domínio do Empreendedorismo Social, e pela EMAS de Beja, como Investidor Social, tem ainda o apoio da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo.

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